Envio de Trabalhos

LISTA DE TRABALHOS ACEITOS NO XX ENEG 2013

Segue abaixo o link dos trabalhos aceitos para serem apresentados no XX ENEG 2013. Os participantes que ainda não tiveram seus trabalhos publicados na lista de aceite, favor efetuar a inscrição o mais rápido possível.

LISTA DE TRABALHOS ACEITOS

Em caso de dúvidas, estamos a disposição.

Comissão Organizadora do XX ENEG 2013

 

______________________________________________________________

Envio de trabalhos durante os dias 23/11/12 até  23/12/12.

A LISTAGEM DOS TRABALHOS ACEITOS SERÁ PUBLICADA DIA 26/12/12.

Tema:

” O mundo em Crise: Percepções sob o

olhar Geográfico ”

 

Eixos Temáticos:

 

1. Os movimentos Sociais na Era da Globalização

O atual perfil dos movimentos sociais tem sido acompanhado por diversas lutas de classes, e não se limita apenas ao caráter econômico, mas também político-ideológico. Com o avanço tecnológico a análise das questões sociais entre os movimentos, sejam eles vinculados ao urbano ou ao rural conta com um amplo leque de temáticas. O processo acelerado de transformações no mundo, a crescente integração das redes em mercados mundiais, tem viabilizado novas oportunidades de negócios aumentando a tensão em países periféricos, o que reforça a diferença no perfil econômico da sociedade. Diante dessa lógica, a globalização altera a estrutura dos movimentos sociais frente a conjuntura política que favorece a afirmação das lutas de classes forçando o questionamento da organização social no Brasil.

2. A sociedade em crise

Desde os primórdios da formação das sociedades os conflitos sempre estiveram presentes, sejam eles visíveis (como guerras, disputas de territórios) ou invisíveis (impasses religiosos, disputas internas pelo poder – seja ele qual for). Diante do processo de globalização da sociedade, o que vemos são submersas redes de produções internacionalizadas, com muitos países que ao longo da história participaram de corridas armamentistas, e que hoje detém hegemonia no cenário mundial. Os conflitos e barreiras que aparecem perpassam desde crises econômicas – como a tão conhecida crise de 29 – até crises políticas pela disputa de poder, bem como a crise de identidades culturais e linguísticas, nas quais a tecnologia se sobrepõe ao sentimento de pertencimento e aos saberes tradicionais.

3. Geopolítica no século XXI

As relações político-econômicas no século XXI atingiram um alto nível de integração em escala global o que resultou em maiores relações entre países não desenvolvidos e que adquiriram um dinamismo expressivo. Com tamanha integração, conflitos resultantes das relações de poder, das crises econômicas, e da gestão de recursos como água, alimento e energia acabaram gerando discussão sobre a melhor forma de administrar tais recursos e relações. O acesso da informação se torna importante na hierarquia da tomada de decisões globais.

4. As contradições entre o saber e o fazer Geográfico

Discutir questões relacionadas à teoria, ao método e a práxis que constituem o saber e o fazer Geográfico mediante as polêmicas teóricas dessa ciência. Partindo do principio de que no ato e efeito do fazer, está implicado um conhecimento que instrumentaliza a ação. Nesse sentido, à práxis pode ser entendida como entrelaçamento do pensar com o fazer humano. No entanto, essas questões, no cenário atual cenário da prática, não estão isentas das contradições encontradas no percurso entre a pesquisa e a prática.

5. Das mutações do Mundo a Geografia Física

Nos contextos: políticos, econômicos, culturais e geográficos, a globalização se impõe no cotidiano da sociedade, fazendo surgir novas relações espaciais e temporais. Assim, cria-se um sentido de “novas dinâmicas naturais” na Terra e nos faz questionar a relação sociedade-natureza em um processo de trocas mutáveis. Nesse sentido, a geografia física associada a outras ciências naturais, desempenha a função de qualificar essa relação.Isso requer dessa área geográfica novas técnicas, a fim de construir novos conceitos para um sentido de Mundo.

6. Práticas Educacionais

Discutir acerca da formação de professores e a prática docente no cenário atual da sociedade. Assim socializar pesquisas educacionais e de apropriação de conhecimento escolar cognitivo, afetivo, atitudinal. Cotidiano escolar e teoria de currículo. Metodologias de ensino-aprendizagem e aprendizagem significativa.

7. A relação Campo-cidade e os Paradigmas da Modernidade

Diante das diversas etapas da evolução do capitalismo, observa-se diferenças entre o campo e cidade que se reproduzem de formas distintas diante dos processos econômicos, culturais, sociais e políticos que se articulam nos novos tempos. Esse eixo objetiva pensar elementos estruturantes da relação campo-cidade frente aos paradigmas da modernidade. Assim propõe pensar como a cidade e o campo – o urbano e o rural – se articulam em diversas escalas e como esses ambientes muitas vezes pensados em realidades distintas são na verdade tecidos juntos, já que ambos representam expressões históricas e socioespaciais.

23 respostas a Envio de Trabalhos

  1. Juciê diz:

    Gostaria de saber até QUANTOS TRABALHOS POSSO ENVIAR COMO AUTOR ?

  2. Patrícia diz:

    Onde está as normas para envio??

  3. Jane diz:

    Legal, mas como será o trabalho? resumo, artigo? vão disponibilizar as normas ainda neh?

  4. Nelson NETO diz:

    Até quando será a datas de envio de Trabalho e quando vai sair o resultado dos trabalhos aprovados para o evento?????

  5. Fernando diz:

    Então ja saio alguma coisa? queria ver os parametros para enviar o meu!.

  6. Patrícia diz:

    O RESUMO EXPANDIDO TEM QUE TER ITENS OBRIGATÓRIOS, COMO INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO, METODOLOGIA COM TITULOS SEPARADO OU PODE SER TEXTO CORRIDO??

  7. Rafael Brito diz:

    Não terão a modalidade banner/pôster para apresentação de trabalho?

  8. Thamiles Andrade diz:

    qual é o endereço de e-mail para o envio do resumo?

  9. Adriano Pereira dos Santos diz:

    bom dia, até que data vocês vão dar o parecer sobre a aceitação dos trabalhos?

  10. Adriano Santos diz:

    Quando serão divulgados os trabalhos aceitos??

  11. Elayne diz:

    gostaria de saber se já divulgaram os trabalhos aceitos???

  12. Patrícia diz:

    Quantos minutos para a apresentação dos trabalhos? vai ter power point?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s